terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Deus de Jesus Cristo - Parte II

A supremacia do Deus Pai sobre Seu Filho é biblicamente incontestável. O Pai é chamado de "Deus do nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 1:17), mas em nenhum momento Jesus Cristo é chamado de "Deus do Deus Pai". O próprio Jesus Cristo afirmou que o Pai era o Seu Deus: "Eu volto para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." (João 20:17).

O fato do Pai ser o Deus de Jesus é citado em outras partes das Escrituras e a validade de tal fato não está limitada ao período em que Cristo esteve aqui na terra. Apocalipse 1:16 nos diz que Jesus "nos fez reino e sacerdotes para o Seu Deus e Pai". Paulo tinha esta mesma compreensão e a externou aos Coríntios quando disse: "O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto." (II Coríntios 11:31). Está claro então que o Pai continuou sendo "Deus" de Jesus mesmo após Sua ascensão aos céus.

Paulo afirma em I Coríntios 15:27 que o Pai sujeitou todas as coisas a Cristo, ou seja, colocou todas as coisas sob o domínio do nosso Senhor Jesus. Apesar de ter recebido do Pai toda autoridade no céu e na terra, Cristo coloca-se sempre numa posição de submissão em relação ao Pai. "O Pai é maior do que eu." - João 14:28

Muitos alegam que esta submissão de Cristo durou apenas enquanto Ele esteve nesta terra, mas que após ascender aos céus foi glorificado e deste momento em diante passa a ser co-igual com Deus.

No entanto, o próprio apóstolo Paulo menciona que após a erradicação do pecado, Cristo submeterá todas as coisas, mas Ele mesmo se submeterá a Deus, o Pai.

"Todas as coisas [o Pai] sujeitou debaixo de seus pés [debaixo dos pés de Cristo].Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." - I Coríntios 15:27 e 28.

Numa primeira leitura esse texto pode parecer confuso, mas se lido com atenção é fácil compreendê-lo. Este texto diz que quando todas as coisas estiverem sujeitas a Cristo (inclusive a morte), Cristo se sujeitará a Deus, o Pai, aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

É por esta razão que Deus, o Pai, é apresentado como sendo Deus de forma absoluta. É Deus sobre tudo e sobre todos. É Deus sobre toda a criação. É meu Deus e seu Deus. O Pai é, inclusive, Deus de nosso Senhor Jesus Cristo. As Escrituras Sagradas não colocam Jesus como sendo o Deus do Pai, mas colocam o Pai como sendo o Deus de Jesus Cristo.
Veja:
"Eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." - João 20:17

"Não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele." - Efésios 1:16 e 17.

Jesus, "aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas" (Apocalipse 3:1) diz o seguinte à igreja de Sardes:

"Não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus." - Apocalipse 3:2

O mesmo Jesus, "o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi" (Apocalipse 3:7), diz o seguinte à igreja de Filadélfia:

"Venho sem demora: guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome." - Apocalipse 3:11 e 12.

Note que nestes versos o Pai é chamado de "O Deus de Jesus". Jesus mesmo o chama quatro vezes de "meu Deus". Jesus tinha e tem um Deus. O Deus de Jesus é o Pai, aquele que está sobre tudo e sobre todos. Este pode parecer um conceito muito estranho para quem nasceu e cresceu num ambiente trinitariano, mas é o que a bíblia ensina.

Nenhum comentário: