quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O que difere o Pai do Filho?

1- O Pai (YHWH) é maior do que o Filho.

João 14:28 "Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu".

Obs: Alguns dizem : Jesus disse isso na condição de homem enquanto esteve na terra. Mas, se esquecem de que: Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8

2- O Pai (YHWH) é o cabeça (chefe) do Filho.

1 Coríntios 11:3 "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo".

Obs: A expressão "o cabeça" significa autoridade superior, chefe ou governante. Exemplo:

Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez. Êxodo 18:25. Paulo coloca a afirmação no tempo presente e nesse tempo Jesus já estava na sua condição glorificada a destra do Pai.

3- O Pai (YHWH) é também o Deus do Filho.

João 20:17 "Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus".

Obs: Alguém poderá dizer: Naquele momento Jesus ainda não havia sido glorificado porque ainda não havia retornado ao céu e portanto falava como homem na terra. Mas, continuam se esquecendo de que Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8. Além disso, não foi esta, a única ocasião que Jesus afirmou que o Pai é também o Seu Deus. Em Apocalipse 3:2 e 12 Jesus afirma que tem um Deus. Diz isso várias vezes e nesta ocasião Jesus já está glorificado. Portanto, mesmo depois de glorificado Jesus continuou admitindo a existência de um Deus maior do que ele, a quem ele se refere dizendo "meu Deus". E, se Jesus é o único e verdadeiro Deus, como a maior parte dos cristãos afirmam, o primeiro dos dez mandamento da lei, não deveria dizer: Não terás outros deuses diante de MIM. Êxodo 20:3.

4- O Pai (YHWH) sabe mais do que o Filho.

Mateus 24:36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Obs: Novamente alguém poderá afirmar: Jesus não sabia por causa da sua limitação humana. Mas, mais uma vez se esquecem de que: Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8. Alguns cristãos chegam ao absurdo de dizer que Jesus foi 100% homem e 100% Deus aqui na terra e se assim foi, é inadmissível que ele não soubesse nada a respeito da sua volta. Mas, esta não foi a única vez que Jesus admite não saber de todas as coisas. Veja por exemplo o que ele afirma em ocasião posterior: "Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;". Atos 1:7. Nessa ocasião Jesus já havia retornado ao céu e voltado para os discípulos. Portanto, numa condição glorificada igual a que tinha antes de se tornar homem e mesmo assim, ele, ainda continua reconhecendo que apenas o Pai, sabe todas as coisas.

5- O Pai (YHWH) faz revelações ao Filho.

Apocalipse 1:1 "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,".

Obs: Neste momento não cabe nem mesmo a argumentação de que Jesus estava na terra na condição de homem, visto que, quando João fez esta afirmação, Jesus já encontra-se no céu, na sua condição glorificada, com a mesma glória que tinha antes de se tornar um ser humano. Este verso é mais uma confirmação de que somente o Pai conhece todas as coisas, do contrário, não haveria necessidade do Pai revelar ao Filho coisa alguma, visto que o Filho também teria o conhecimento de todas as coisas. Se o Filho é igual ao Pai como afirmam aqueles que acreditam num deus triúno, esse verso, mostra que esse Filho não sabe de todas as coisas como o Pai, logo não pode ser igual ao Pai. Isso faz do Pai o único Ser capaz de ver o futuro. O texto de Apocalipse 1:1 é uma confirmação do que Deus (YHWH) o Pai disse por intermédio de seu servo e profeta. Ver Isaias 44:6-7 e Isaias 46:9-10.

Se Jesus era 100% Deus na terra como afirmam o trinitarianos, Deus o Pai, não precisaria lhe dizer e lhe ensinar nada, pois, Deus sabe todas as coisas e não necessita ser ensinado de coisa alguma. "E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo." João 12:50. "...mas falo como o Pai me ensinou". João 8:28

6- O Pai (YHWH) dá autoridade ao Filho.

Mateus 28:18 "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra".

Obs: Se alguém recebe autoridade é porque não tinha antes ou perdera em algum momento. Seja de que forma for, esse texto nos revela que Jesus, se fosse 100% Deus como afirmam os trinitarianos, jamais perderia ou deixaria de ter sua autoridade. Mais uma vez se esquecem o trinitarianos de que Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13:8. Mais uma vez fica caracterizado a condição de superioridade do Pai em relação ao Filho.

7- O Pai (YHWH) ordena aos anjos que adorem ao Filho.

Hebreus 1:6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Obs: Porque a necessidade de dar ordens aos anjos para adorar ao Filho Primogênito? Sabemos que o ato de adorar é na verdade o ato de obedecer. A verdadeira adoração consiste de uma vida de obediência incondicional. Diversos exemplos bíblicos nos mostram que a verdadeira adoração esta relacionada com uma vida de obediência, de realização da vontade de Deus. Veja alguns exemplos em: Gen. 4:7; I Sm. 15:22 e Mt. 7:21. Em Heb. 1:6 a ordem não foi dada apenas aos anjos e para aquela ocasião. Deus ordenou também aos homens que obedecessem ao Seu Filho. Em outras palavras que odorassem Seu Filho.

"Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi". Mateus 17:5.

Vale destacar mais algumas citações bíblicas muito interessantes que nos ajudam muito no entendimento da verdadeira adoração a Deus por intermédio de Jesus. Os versos seguintes revelam a forma como Deus é adorado, honrado, glorificado e louvado por seus servos, por intermédio do Filho.

Judas 25 "ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!" . Ver também Rom. 16:2; Heb. 13:15; 1 Pd. 4:11

Êxodo 23: 20-21 "Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome".

Ouvir a voz significa obedecer. Ouvir a voz de Jesus é obedecer suas orientações, é realizar a sua vontade. Mas, fazer a vontade de Jesus é fazer a vontade do Pai, pois Jesus realiza a vontade do Pai.

João 4:34 "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra". Ver também João 5: 30; João 6:38

João 5:23 "a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou".

A bíblia é clara em afirmar que não existe outra forma de adorar e de servir a Deus exceto por intermédio de Jesus.

João 14:6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

A maior prova de que Deus é honrado e adorado por intermédio de nossa obediência a Jesus, é a forma como o Diabo procura imitar a Deus nessa questão da adoração. Veja que o Diabo busca receber adoração dos homens por intermédio da Besta. Assim, quando os homens obedecem as leis papais contrárias a vontade de Deus, os homens prestam honra e adoração ao Diabo, por intermédio da obediência que e da realização da vontade da Besta.

Apocalipse 13:2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

Apocalipse 13:4 "e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?".

Da mesma forma que adoramos a Deus por meio de nossa obediência a Cristo, pois essa é a vontade de Deus como vimos nos versos acima, o Dragão que representa Satanás, recebe adoração por intermédio da Besta, que representa o Papado, isto é, a obediência as leis papais e o realizar da vontade dos papas em lugar da vontade de Deus, é o mesmo que prestar adoração a Satanás e a Besta.

O Pai ordena que suas criaturas, tanto anjos quanto homens odorem Seu Filho, isto é, obedeçam seu Filho, visto que, fazendo a vontade do Filho, estaremos realizando a vontade do Pai, pois, o Filho realiza e transmite a toda criatura a vontade do Pai. Servindo a Jesus "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi" estaremos, por intermédio d`ele, adorando a Deus o Pai.

8- O Pai (YHWH) concede vida ao Filho.

João 5:26 "Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo".

Obs: O texto é claro e diz que a vida do Filho é uma dádiva do Pai. Isso prova que o Filho morreu de verdade e de fato como qualquer pessoa. Ou seja, Jesus ao morrer experimentou a morte que é a inexistência total do ser. Cristo deixou de existir completamente. Somente seu corpo ficou preservado até o momento da ressurreição. Se Cristo não morreu completamente e verdadeiramente, os espíritas estão corretos em sua doutrina que diz que a alma é imortal.

Atos 2:27 porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Deus poderia ter deixado na morte a vida do Filho, isto é, poderia ter destruído ou acabado por completo, com a vida do Filho para sempre. (Mt. 10:28; Ezeq. 18:4) Porém, Deus não permitiu que Jesus permanecesse na morte.

Atos 13:36-37 "Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção."

9- O Pai (YHWH) mantém a vida do Filho.

João 6:57 "Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá".

Obs: Note que Jesus faz uma comparação de dependência. Ou seja, da mesma forma que a nossa vida depende de Jesus, a vida de Jesus depende do Pai. Assim, como nós não temos vida sem Jesus, o próprio Jesus não tem vida sem o Pai. Uma coisa esta ligada a outra. Uma vida dependendo da outra.

10- O Pai (YHWH) ressuscitou o Filho.

Atos 4:10 "tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós".

Obs: Deus o Pai, é vida, visto que não existe vida sem Deus. Foi Deus que devolveu a vida que dera antes a Jesus. Deus o ressuscitou. Alguns trinitarianos chegam ao absurdo de dizer que Jesus ressuscitou por si mesmo, contrariando dezenas de textos bíblicos que claramente afirmam que o Pai ressuscitou ao Filho.

O trinitarianos se confundem com seguintes textos.

João 14:6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Atos 3:15 Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

A bíblia ensina que Jesus é nossa fonte de vida e Jesus claramente afirmou ser a vida.

Mas, porque a bíblia e o próprio Jesus afirmam que a nossa vida depende de Jesus? O versos seguintes são a resposta simples para a confusão doutrinária trinitariana.

João 1:4 "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.

Primeiro, foi por intermédio de Jesus que Deus deu origem a todas as coisas e a vida de todas as criaturas inclusive a humana. Deus é Espírito (João 4:24) e o Espírito é Vida (Rm. 8:10)
Segundo, que a vida estava em Cristo, ela não era Cristo, visto que, estava em Cristo. A vida era a luz. . "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma". 1 João 1:5

2 Coríntios 5:19 "...a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação".
Se Deus estava em Cristo, a vida estava em Cristo e a luz estava em Cristo. Logo, Jesus se tornou pra nós o caminho da luz e da vida, o caminho para o Pai. "ninguém vem ao Pai senão por mim."

Não podemos receber de Deus a vida sem primeiro receber a Cristo. É por esse motivo que Jesus é a fonte de vida para todos nós.

Portanto, usando o método comparativo, podemos entender claramente como Jesus pode ser o autor da vida e ainda assim ter morrido e necessitado de que o Pai o ressuscitasse. Da mesma forma que nós não temos luz própria, mas passamos a ser a luz do mundo (Mt. 5:14) quando temos em nossa vida a Jesus, assim Jesus é luz e a vida para os homens, pois, Deus, que é a luz e a vida está em Cristo. Por esta razão, Jesus, jamais poderia ter ressuscitado a si mesmo, mas o

Pai que é vida, outorgou ao Filho ter vida novamente.

11- O Pai (YHWH) fez o Filho ser Senhor.

Atos 2:36 "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo".

Obs: Muitos cristãos trinitarianos ignoram este verso, pois o mesmo, claramente diz que Jesus é chamado de Senhor, porque o Pai, assim o fez.

Mais uma vez, o método de comparação nos ajudará a entender outra confusão doutrinária trinitariana, causada com a palavra Senhor.

Deuteronômio 10:17 "Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;"

Este verso esta falando do Pai. Note que diz: Deus dos deuses e Senhor dos Senhores. Lembre-se que Jesus é chamado de Senhor por que o Pai o fez Senhor. Atos 2:36.
Salmos 136:3 "Rendei graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre;"

1 Timóteo 6:13-15 "Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas ...a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;"

Os textos acima falam do Pai. Atenção para o destaque ÚNICO SOBERANO.
Apocalipse 17:14 "Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele".

Apocalipse 19:16 "Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES."

Lendo os versos acima, somos confundidos e levados ao pensamento de que Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Mas, usando o método de comparação, facilmente compreendemos em que sentido a bíblia chama Jesus de Senhor dos Senhores diferentemente do Pai. Veja os seguintes versos.

Esdras 7:12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu: Paz perfeita!

Ezequiel 26:7 Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu trarei contra Tiro a Nabucodonosor, rei da Babilônia, desde o Norte, o rei dos reis, com cavalos, carros e cavaleiros e com a multidão de muitos povos.

Veja, não é porque a bíblia diz que Artaxerxes e Nabucodonosor são chamados de rei dos reis que eles devem ser denominados ou considerados como iguais a Deus. Obviamente eles o foram em relação aos reis da terra durante o período de seus reinados. Desta forma, Jesus é também o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, pois esta acima de todos os reis e senhores que viverem em toda a terra. Porém, Deus o Pai, é o REI dos Reis e o SENHOR de todos os Senhores, inclusive Jesus.

1 Coríntios 15:24-28 "E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

1 Coríntios 11:3 "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo".

(Cabeça = Chefe ou Autoridade Superior)

12- O Pai (YHWH) fez os milagres por intermédio do Filho.

Atos 2:22 "Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;"

Obs: Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. João 8:28
"...contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui". João 14:31

O textos dispensam comentários. Falam por si mesmos.

13- Só O Pai (YHWH) é Deus verdadeiramente. O único e verdadeiro Deus.

João 17:3 "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

Obs: "No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. Entretanto, não há esse conhecimento em todos...". I Cor. 8:4-7

Isaías 44:6 "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus".

Isaías 45:5 "Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces".

Isaías 46:9 Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;"

Oséias 11:9 Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira.

Este verso é muito interessante por afirma que Deus não é homem. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, mas após o pecado, o homem transformou Deus em sua própria imagem e semelhança, fazendo do próprio homem (Cristo Jesus homem) um outro Deus.

Romanos 1:23 "...e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.

1 Timóteo 2:5 "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,".

14- O Pai (YHWH) exaltou o Filho a Príncipe e Salvador.

Atos 5:31 "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados".

Obs. Jesus não precisaria ser exaltado por Deus a coisa alguma, se ele mesmo fosse Deus ou igual a Deus. Mas, é interessante notar que esta exaltação da parte de Deus, ocorreu antes mesmo de Cristo se tornar um homem e viver como tal entre os homens.

Josué 5:14 Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Josué 5:15 Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.

Daniel 10:13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

Daniel 10:21 Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.

Daniel 12:1 Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

O textos acima mostram que Deus exaltou Jesus, antes mesmo, de que ele se torna-se um homem. E se isso aconteceu antes, é evidente que antes, Jesus também não era Deus ou igual a Deus. Mas, abaixo de Deus o Pai, nenhum outro ser, foi, é, ou será igual a Cristo.

15- O Pai (YHWH) deu Seu próprio nome ao Filho e exaltou este nome sobre todo nome.

Filipenses 2:9-11 "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

Êxodo 23:21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome.

Provérbios 30:4 "Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?".

João 17:11-12 "Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós".

Obs: Sabemos que dar nome é uma prerrogativa de quem tem autoridade superior.

Veja a seguir alguns exemplos:

Gn. 1:26, Gn.2: 19-20; Gn.3:20 e I Cor.11:3. Adão deu nome aos animais e a mulher por ser maior em autoridade, em força e poder.

Faraó mudou o nome de José como sinal da sua autoridade e superioridade sobre ele. Mas tarde outro Faraó fez o mesmo com Eliaquim, rei de Judá.

Gênesis 41:39-45 "Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito. E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito"

2 Reis 23:34 Faraó-Neco também constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seu pai, e lhe mudou o nome para Jeoaquim; porém levou consigo para o Egito a Jeoacaz, que ali morreu.

2 Reis 24:17 O rei da Babilônia estabeleceu rei, em lugar de Joaquim, ao tio paterno deste, Matanias, de quem mudou o nome para Zedequias.
Daniel e seus amigos tiveram seus nomes mudados também, (Daniel 1:6-7) Bem como Abrão, Sarai, Jacó e Saulo.

O fato de Deus o Pai ter dado seu próprio nome ao filho, revela sua superioridade em relação ao Filho. E fato de Jesus ter recebido o nome do Pai, não o torna igual ao Pai, mas, revela a grandeza da sua natureza espiritual, de caráter e a sua missão em relação a humanidade.

Quando o conflito contra o mal acabar, a bíblia diz que Jesus recebera um novo nome, assim, como os salvos também.

Apocalipse 3:12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

16- O Pai (YHWH) é o único Ser imortal.

1 Timóteo 6:16 "o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!".

Este verso sem sombra de dúvida, só pode estar se referindo ao Pai, visto que, o Filho, não apenas morreu, mas foi visto em todos os tempos por incontáveis pessoas.

Nenhum comentário: