segunda-feira, 16 de março de 2009

A simplicidade do Evangelho


- A Bíblia diz claramente de Gênesis a Apocalipse que existem muitos deuses ou que se chamam deuses, mas que apenas um é o Deus de todos os deuses ou em outras palavras é o único Deus verdadeiro. Ver I Cor.8:4-6; Deut. 6:4, Êxodo 20:3; Isaías 45:18; etc.
- A Bíblia também diz que este Deus gerou um Filho e que por meio deste Filho Ele criou todas as coisas e também se revelou aos homens. Ver Col.1:15-20. (BLH); Sal.2:7-12; Prov. 30:4 e I João 5:1; Mat.11:27; etc.
- A Bíblia revela que este Deus estabeleceu leis, normas e princípios tão importantes aos Seus olhos que se fossem transgredidos resultariam na condenação do transgressor à destruição total. Ele define essa transgressão como pecado, ou seja, transgressão destas leis, cujo preço a ser pago como penalidade é a morte, (inexistência total do ser).
- Claramente a Bíblia afirma que o homem pecou e que o pecado passou a todos os homens, logo todos os homens por esse motivo devem morrer. Mas a Bíblia revela que este Deus único é amor e que Ele amou de tal maneira todas as pessoas que estavam e estão condenadas a morrer ou seja, amou de uma tal maneira à humanidade que tomou uma decisão, até hoje, ainda incompreensível para os seres humanos.
- Por não poder morrer em lugar do ser humano, pois Ele é o único ser que é imortal, Deus entregou o que de mais precioso possuía e amava, Seu único Filho, para morrer em lugar do homem. Isso Ele fez para provar o quanto Ele amou o ser humano e o restante de toda sua criação. Ver Êxodo 20:1-17; Rom.6:23; Rom. 5:12; Rom.7:12; I João 3:4; I João 4:8; I Tim.6:16; João 3:16; etc.
- Por fim, a Bíblia afirma que o único meio do homem ter de volta a vida eterna e estar na presença do Deus único e Invisível, é arrependendo-se verdadeiramente dos pecados e aceitando a morte substituta de seu Filho em seu favor. (Chamam esta ação de Graça.) Também é necessária, uma transformação da natureza humana má e defeituosa inerente ao pecado, em uma nova natureza a semelhança da natureza do Filho de Deus, por meio do Espírito Santo de Deus.
- Sem querer acrescentar nada à Bíblia, mas apenas concordar com que ela diz, veja o que está escrito em I Cor. 2:11. Em outras palavras, a Escritura está dizendo que o homem tem um espírito e este espírito que nele está, é o que o conhece, ou seja ninguém é capaz de sondar o intimo de uma pessoa a não ser ela própria. Somente Deus conhece o seu próprio intimo assim como a pessoa conhece o seu intimo ou aquilo que vai a sua mente ou “espírito”, então Paulo acrescenta que somente o Espírito de Deus, ou seja, Ele mesmo, conhece sua mente, seus pensamentos, sua vontade, seus sentimentos, seu Ser.
Quem sabe ou conhece os pensamentos de Deus se não Ele mesmo ou aquele a quem Ele quiser revelar? Logo, Cristo é o único que conhece os pensamentos do seu Pai, pois o Pai ao Filho tudo revela. Ver Mt.11:27; João 3:35; João 5:19-20; João 13:3. Portanto, este Espírito Santo, é o mesmo que é compartilhado com e na pessoa de seu Filho e que atua em nossa mente, transformando-a até que possamos dizer como Paulo mesmo disse: “...já não vivo eu, mas Cristo vive em mim.” Gal.2:20.
Percebe? Já não são mais meus sentimentos que me dominam, mas os mesmos sentimentos que estão em Cristo e que por fim, vem de seu Pai. Já não é mais a minha vontade e os meus desejos que me controlam, mas são os desejos e a vontade de Cristo que estão em mim e que por sua vez também são os desejos e a vontade de Deus o Pai. Veja também os seguintes textos: I Cor. 2:16; Rom.12:2; João 14:17-18; João 14: 20,23 e 28; Atos 4:11-12; I Tim.2:5 ; etc.

Um comentário:

Roberto Falbo disse...

amada irma marla que benca ficou este ultimo artigo seu adorei ,,,que o senhor confirme cada dia seus passos ,rumo ao alvo ,,,se tu uma bencao ,,,amem!!!!!