sábado, 26 de dezembro de 2009

O sentido simples de Colossensses 1:15 e João 1:18

CRISTO – O PRIMOGÊNITO

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.Porque nele foram criadas todas {as coisas} que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas {as coisas,} e todas {as coisas} subsistem por ele.

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio {e} o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Cristo é o Primogênito no sentido de ser o primeiro e o mais importante ser que se originou de Deus - não somente referente à sua posição destacada em relação a todas as outras coisas, mas no sentido básico de ter surgido antes da criação geral de Deus. É claro que, quando se diz que ele é antes de todas as coisas, exclui-se dentre tais coisas seu Deus e Pai, o qual nunca teve começo.

Ele é o primogênito dentro os mortos, pois sua morte e posterior ressurreição foi ímpar com relação às demais pessoas que morreram e ressuscitaram. Dentre todos os mortos ele foi o primeiro a ressuscitar para a vida imortal, estando isento da autoridade da segunda morte. Ele é as primícias de todos os fiéis que aguardam a futura vida imortal - “os que são de Cristo, na sua vinda”, conforme 1Corintios 15:23.

Existem casos nas Escrituras de pessoas (Israel, Efraim, Davi, etc) que não eram primogênitos de fato, mas passaram a ocupar tal posição e a usufruir privilégios de primogenitura por decisão superior. No caso do Filho de Deus, o qual é antes de todas as coisas, ele possui direitos de primogenitura originais, diferentemente dos exemplos acima citados. Por exemplo, no caso de Davi, o mesmo recebeu de Deus o ‘lugar de primogênito’, enquanto o Filho unigênito de Deus é primogênito com relação a todas as coisas que surgiram a partir de Deus – ele é primogênito tanto com referência ao tempo, quanto à posição.

Enfim, o nosso Senhor Jesus é realmente o Unigênito Filho de Deus, o único ser que se originou do próprio Deus, de um modo sobrenatural, além de nossa compreensão, existindo antes de todas as coisas que Deus, o Pai, criou mediante ele. Sim, Deus o “constituiu herdeiro de tudo, por meio dele fez também o mundo”. – Hebreus 1:2. Ele certamente tinha uma posição exaltada nos céus, mas posteriormente a abandonou ao tornar-se totalmente homem. Porém, ao vencer o mundo e a morte, foi glorificado à posição destacada que tinha junto do Pai, mesmo “antes que o mundo existisse”. – João 17:5.

Entretanto, devemos respeitar a opinião dos que negam a existência pré-humana do Filho de Deus, desde que – é claro – aceitem a sua plena humanidade, por meio da qual assumiu o papel de Segundo Adão e ofereceu a si próprio com sacrifício propiciatório em nosso favor. Alem disso, é importante nunca esquecermos de destacar a realidade de sua ressurreição e sua exaltação à destra de Deus. Sim, amados: se Cristo não morreu e não ressuscitou nossa fé é vã, assim como nossa esperança. Que estejamos, portanto, atentos a tais importantes fundamentos da nossa fé.

Adriano C. da Silva

Igreja em Manaus/AM

Fonte: http://www.adventistas-bereanos.com.br/

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