quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Unidos seremos fortes

CAPÍTULO 1

1. Marla, filha adotada de Deus, discípula de Cristo mediante o seu Espírito e a sua Palavra, a todos os amados irmãos, adoradores do único digno de TODA a glória, exaltação e culto: Graça, alegria e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Queria declarar publicamente o meu amor por todos os que fazem parte do remanescente amado de Deus. Não importa os lugares deste país ou do mundo que residam agora, nem se eu os conheço pessoalmente ou não

3. - o que vale é que vocês são pra mim um sonho que a cada dia tem se tornado realidade, principalmente pelo fato de estarmos nos últimos dias que antecedem o retorno do Senhor Jesus.
4. No momento eu que eu achava estar sozinho na fé, há alguns anos atrás, vocês começaram a aparecer, renovando minhas forças e alimentando minhas esperanças.

5. Na ocasião em que me considerava apenas uma voz sem forças para clamar nesse deserto espiritual, que é o mundo religioso de nossos dias, passa a surgir dos quatro cantos da terra, pessoas dispostas a praticar a verdadeira adoração.

6. Na hora em que, na fraqueza de minha fé, já cogitava aceitar a possibilidade de as organizações religiosas do mundo estarem certas e que o meu sonho da verdadeira igreja se manifestando às nações era mera ilusão, Deus acaba desvendando muitos olhos para que a verdade seja vista.

7. Louvado seja Aquele que oculta essas coisas dos sábios e intelectuais e as expõe aos pequeninos, pois somente os simples de coração entendem que um é um, e três são três; que tu é tu, e vós são vós; que morte é morte, e vida é vida; que o Filho do Pai é filho mesmo, e que o espírito de alguém não é outro alguém.

8. Sim, igreja amada, você hoje é a principal motivação da minha oração, independentemente de uma parte sua estar tentando sair do cativeiro e, outra parte, já estar fora.

9. Incentivo a parte que está ainda está dentro a buscar toda a verdade como se busca um tesouro escondido. Quanto à parte que está fora do cativeiro, alerto que persevere andando pra frente e depositando toda a sua confiança em Deus, assim como Abrão fez ao caminhar em direção a um desconhecido lugar.

10. E eu não preciso ser um profeta inspirado para declarar que o Senhor Jesus está desejoso em mudar seu nome para Abraão, ou seja, pai de uma multidão de filhos espirituais, adoradores do único Deus em espírito e em verdade.

CAPÍTULO 2

1. Entretanto, todos nós cristãos não-trinitarianos precisamos nos unir em propósitos comuns, assim como também de maneira madura com relação a certas divergências e coisas que tem causado divisão em nosso meio.

2. Existem os que defendem a doutrina do Juízo Investigativo e os que não concordam com o ensino.

3. Também, existem os que afirmam que a irmã Ellen White era inspirada no mesmo sentido que foram os escritores bíblicos e os que entendem que a mesma foi alguém usada por Deus, porém sujeita a se equivocar em alguns pontos, ficando neste caso a palavra final sempre com a Bíblia.

4. Esses são apenas duas dentre tantas divergências que de algum modo dividem muitos dos irmãos, principalmente os que vieram da Organização Adventista.

5. Observamos que para alguns não importa o fato da pessoa “apenas” guardar os mandamentos de Deus e ter a fé de Jesus. Se ela não crê em algum detalhe de certo fundamento profético presente, eles não a consideram totalmente cristã.

6. Se alguns acham que provavelmente nunca ocorrerá um Decreto Dominical Mundial, acabam não sendo considerados como verdadeiros cristãos, mesmo que estes guardem da melhor forma o dia do Senhor Deus.

7. Para outros não adianta alguém amar seu irmão mais do que a própria vida, se ainda mata um animal pra se alimentar.

8. E o que acaba ocorrendo é que a simplicidade do Evangelho da graça vai a cada dia dando lugar a sistemas doutrinários e proféticos elaborados pelos zelosos escribas atuais.

9. Debates acalorados e desgastantes são feitos com respeito aos sete e/ou oito reis do Apocalipse, à natureza do futuro Anticristo, à melhor pronúncia do nome de Deus, ao dia correto da ressurreição, dentre tantos outros assuntos passíveis de opiniões divergentes.

10. Com relação a essas questões e a tantas outras acessórias, o que eu posso fazer agora é apenas dizer, ou quem sabe suplicar o seguinte, amados:

11. Retornemos queridos, urgentemente e com toda vontade e garra possíveis, aos escritos apostólicos, nos quais estão incluídas as palavras que nosso Deus falou pela boca de seu Filho Unigênito e pelas epístolas dos primitivos cristãos.

12. Eu garanto que no mínimo um milagre vai acontecer: vamos ficar cada vez mais parecidos com Deus e com Cristo – e esse certamente será o detalhe diferenciador entre os que adoram ao verdadeiro Deus e os que servem aos sistemas humanos.

13. Entretanto, as coisas acabam se tornando difíceis, pois, infelizmente, alguns procuram criar entre si uma espécie de fobia ecumênica e, por isso, não aceitam a unidade na diversidade de conceitos,

14. mesmo que tudo seja alicerçado na adoração ao Deus único e verdadeiro, na observação dos mandamentos de Deus e na fé de Jesus.

15. Acabam não se apercebendo que este é o interesse de Satanás: o povo de Deus desunido e enfraquecido em levar a última mensagem de salvação ao mundo.

16. E aquilo que Deus fez nos dias de Ninrode é o que o Diabo tem tentado fazer com o povo remanescente do Senhor Deus, assim como está escrito:

17. “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

18. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra. (Gen. 11:6-9).

19. Amados, os muitos que ainda serão salvos, nunca estiveram tão perto de nós como nesses dias. Que todos nós nos unamos e nos fortaleçamos na adoração ao Único Deus e, alicerçados nas Escrituras, proclamemos ao mundo que os governos humanos estão com seus dias contados.

20. Quanto aos irmãos que, de alguma forma, ainda estão presos ao cativeiro da Grande Babilônia, eu apenas repasso o famoso recado: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (Apoc. 18:4, 5).

21. E assim, grande será o exército dos proclamadores do Evangelho do Reino de Deus e do retorno de nosso Senhor Jesus Cristo.

22. Finalizo por aqui, desejosa de que a graça e a misericórdia de nosso Deus estejam sobre as nossas vidas, agora e eternamente. Amém!

'Re' adaptado de:

adriano.campelo@bol.com.br

www.epistolas.wordpress.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Altíssimo, o Deus que nunca foi visto


Quando examinamos os escritos sagrados ficamos maravilhados com a perfeita linha de raciocínio de seus escritores. Durante muito tempo, por não pesquisar pessoalmente este assunto, acreditei que o Senhor que se manifestara de muitas maneiras no Velho Testamento era a pessoa do Senhor Jesus, o Cristo de Deus. Meu queixo caiu quando, para minha surpresa, pude constatar que eu estava equivocado; e não somente eu, mas muita gente igualmente se surpreenderá com a revelação.

O apóstolo João abre seu livro dizendo que: “No princípio era o verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:1-2 e 14.

Aparentemente e inicialmente, João fala de dois “Deuses”, sendo que um se fez carne e habitou entre nós. Ele afirma que o Verbo (A Palavra) era Deus, ora, se era, isso pode significar que não é mais? Bem, verbo implica em ação, logo, a Palavra foi o agente ou porta-voz de Deus; Aquele a quem Deus usou como representante direto de Sua pessoa na consecução de Seus planos aqui na terra e nos céus.
Isso quer dizer que as coisas foram criadas pela Palavra, mas não tiveram a origem nEla:

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” Heb.1:1 e 2.

Em palavras muito rudimentares, e que me perdoem a comparação, mas é que no momento eu não tenho outra melhor para fazer, mas é como se Deus, o Pai, fosse o engenheiro projetista e
Jesus, seu Filho, o Mestre de obras. Em outras, palavras, não foi propriamente o Engenheiro quem construiu, mas partiu dEle a idealização do projeto.

Este é o início, para alguns, de um grande dilema teológico: Verdadeiramente, houve algum tempo no qual o verbo foi Deus e não é mais, ou o verbo era Deus ou depois de Se feito carne e osso, como nós, continua sendo Deus?

Bem, esse mesmo Verbo que se fez carne, em alguns momentos da história dos patriarcas e do povo de Israel foi visto, e conversou face-a-face com humanos. Portanto, prezado leitor, se este
Verbo tivesse a mesma dimensão e grandiosidade do que o nome Deus revela, ele não poderia ter sido visto.

Aliás, o próprio apóstolo João faz a seguinte declaração, antes de encerrar o primeiro capítulo:

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer”. João 1:18. Há uma versão que traduziu assim: “Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”. Esta tradução está completamente equivocada. É uma forma de forçar a doutrina da trindade, mas segundo textos gregos mais antigos o que encontramos é o seguinte:

θεον ουδεις εωρακεν πωποτε ομονογενης υιος ο ων εις τονκολπον του πατρος εκεινοςεξηγησατο

O que notamos é: μονογενης (monogenes) υιος (huios), que traduzido fica assim: o Filho unigênito; isto é, o único gerado de Deus; não criado. Diante da declaração joanina: Deus nunca foi visto e ponto. Se houvesse de fato uma “trindade” ou “três em um”, isso significaria: que nem o Pai, nem o Filho e nem a suposta terceira pessoa, o espírito Santo poderia ser vista.

Portanto, Jesus é retratado apenas como o Filho de Deus, e não propriamente como Deus. Ainda que semelhante ao Pai, o Verdadeiro Deus, não teve e nem tem por pretensão ou usurpação ser igual a Deus, explicaremos melhor um pouco mais adiante essa questão.

Jesus, como o Messias, tinha uma dupla missão: 1) a de salvar a humanidade (Mat.1:21; 18:11); e a de vindicar (ou resgatar) o caráter (imagem) de Deus (Isa 48:9; Ezeq 20:9, 14, 22, 44; Sal 106:8).

Ao longo do tempo o inimigo havia criado uma falsa imagem da pessoa de Deus. Ele havia nutrido o pensamento de que todas as coisas ruins que aconteciam aos humanos eram, de certa forma, algum tipo de punição que Deus estava realizando na vida daquela pessoa. Qualquer erro, qualquer deslize, qualquer vacilo, lá estava Deus para aplicar um devido corretivo ao transgressor e rebelde. Assim, a pessoa de Deus passou a ser vista como: vingativa, punitiva e implacável. Que este Deus não se importava muito com as criaturas humanas e que vivia muito longe do alcance humano. Em suma: este Deus era severo e distante (o DEUS do Velho Testamento).

Era intenção de Yahweh resgatar, na pessoa do Filho, o Cristo, Sua verdadeira imagem. Por isso Jesus foi chamado de Emanuel, como profetizou Isaías: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz a um filho, e será o seu nome Emanuel”. Isaías 7:9. E essa mesma profecia é repetida por ocasião do nascimento de Jesus: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, chama-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco”. Mat.1:23.

O que Isaías quis dizer era que Deus se faria presente através da pessoa de Seu Filho. Deus estava visitando a humanidade por intermédio de Seu Filho. Que Ele realizaria suas obras ante aos homens por intermédio de Seu Filho. Que Deus está conosco, não nos abandonou, está ao nosso lado. Mas em nenhum momento esse mesmo filho seria ou ocuparia o lugar que pertencia unicamente a Deus, o Pai. Tanto é que em todo o ministério de Jesus, ele nunca foi chamado pelo nome de Emanuel. Foi conhecido sim por: Cristo, Messias, Jesus, Nazareno, Galileu, mas nunca como Emanuel.

O próprio Cristo disse acerca do Pai: Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai. João 6:45-46. Nesse texto Jesus afirma que veio da parte de Deus e que este Deus é Seu Pai. Cristo faz uma declaração muito séria quando afirma: “...Não que alguém tenha visto o Pai...”, isso quer dizer que desde a queda de Adão no paraíso ninguém viu a Deus.

Bem, amigo leitor, se ninguém viu ao Pai, se olho mortal algum viu a Deus, logo, quando abrimos nossa Bíblia em Gên.18:1 a 33, especialmente os vs 1 a 6, e quando lemos:

“Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia. Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Eia, traga-se um pouco dágua, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste”.
Seguramente este Senhor que apareceu a Abraão, neste capítulo, com certeza não era o Pai. Seguramente se tratava da pessoa do Filho, com a missão de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Abraão oferece-lhe alimentos e água para lavar-Lhes os pés. O pai Abraão conversa face-a-face (visivelmente) com este Senhor, e até intercede em favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra. Porém, este Senhor não é o mesmo Senhor que apareceu no capítulo anterior, quando disse:

“Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei. Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo: Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;” Gên.17:1-4.
O aparecer aqui, não significa presença física, mas a manifestação sobrenatural de Deus perante Abraão. Deus tem muitas formas de Se revelar aos seres humanos. Ele pode Se revelar através de sonhos, visões, voz, ventos, relâmpagos, trovões, etc. No caso aqui, é bem provável que o Senhor se manifestou apenas através de Sua voz, segundo o relato histórico do primeiro livro da Bíblia...
continua...

Pr. Lindenberg Vasconcelos – Sorocaba-SP

pastorlindenberg@yahoo.com.br.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo". Isaías 41:13

Muitas crentes sinceros têm medo de sofrer! Não querem passar por dificuldades. Isso é besteira! Temos que sofrer por Cristo, porque Ele sofreu muito mais por nós. Que tipos de cristãos nós somos, se apenas queremos um mar de rosas?
Fico pensando no que sentia Paulo, o apóstolo, quando disse: "E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós". Filipenses 2:17
Paulo se regozijava em seus sofrimentos! É o que temos de fazer também! Sofrer por amor de Cristo, é o mínimo que poderíamos fazer!

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". Romanos 8:18

O que sofremos aqui, não é nem um grão, por assim dizer. É uma centelha! Temos que ter nossos olhos voltados para o futuro, para o céu, de onde virá o nosso Redentor! Yahweh nunca prometeu que seríamos felizes neste mundo, porque a paz desta terra é falsa: "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão". 1 Tessalonicenses 5:3

Mas o que Ele prometeu é que sempre estaria conosco: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça". Isaías 41:10

"Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz Yahweh". Jeremias 1:8

"E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz Yahweh, para te livrar". Jeremias 1:19

"E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Yahweh". Jeremias 15:20
Não importa o quanto soframos, Yahweh não está distante de nossas mazelas. Yahweh está sempre conosco, nos livrando, nos ajudando a suportar as nossas dores, nos consolando. Se esperamos nEle, Ele 'trabalha' por assim dizer, por nós: "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera". Isaías 64:4

Brigas em casa, doenças, morte, dor, se você ainda não sentiu nada disso por amor de Cristo, então você deveria repensar sua vida. Uma árvore só é apedrejada se estiver dando bons frutos, pois ninguém joga pedra em árvore seca! Pense nisso!!!

sábado, 17 de janeiro de 2009







"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele." Provérbios 30:5


Temos visto nesses últimos dias a crescente onda de 'manifestações evangélicas', pessoas que não conheçem a Palavra de Deus e zombam do Senhor, ao transformarem Sua Palavra em apresentações de circo! Temos que dar um basta nisso! Chega de oportunistas que enganam o povo de Deus com falsas doutrinas e falsas promessas!!! Temos de alertar as pessoas que o tempo do fim está próximo! Quantas almas estão sendo enganadas por lobos vorazes... A Palavra de Deus exorta: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2. Então, irmãos, este é o tempo de pregar, de gritar, e de clamar a YAHWEH por misericórdia. Precisamos do espírito santo de Deus, precisamos de Deus... Precisamos buscar auxílio em Sua Palavra. A Bíblia é o nosso manual de sobrevivência. Levemos em conta os Bereanos, vamos tomá-los com exemplo: Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos dos apóstolos 17:11. Deus é o nosso escudo e a Sua Palavra sendo eterna é o nosso guia. Vamos segui-lo!