segunda-feira, 16 de março de 2009

A simplicidade do Evangelho


- A Bíblia diz claramente de Gênesis a Apocalipse que existem muitos deuses ou que se chamam deuses, mas que apenas um é o Deus de todos os deuses ou em outras palavras é o único Deus verdadeiro. Ver I Cor.8:4-6; Deut. 6:4, Êxodo 20:3; Isaías 45:18; etc.
- A Bíblia também diz que este Deus gerou um Filho e que por meio deste Filho Ele criou todas as coisas e também se revelou aos homens. Ver Col.1:15-20. (BLH); Sal.2:7-12; Prov. 30:4 e I João 5:1; Mat.11:27; etc.
- A Bíblia revela que este Deus estabeleceu leis, normas e princípios tão importantes aos Seus olhos que se fossem transgredidos resultariam na condenação do transgressor à destruição total. Ele define essa transgressão como pecado, ou seja, transgressão destas leis, cujo preço a ser pago como penalidade é a morte, (inexistência total do ser).
- Claramente a Bíblia afirma que o homem pecou e que o pecado passou a todos os homens, logo todos os homens por esse motivo devem morrer. Mas a Bíblia revela que este Deus único é amor e que Ele amou de tal maneira todas as pessoas que estavam e estão condenadas a morrer ou seja, amou de uma tal maneira à humanidade que tomou uma decisão, até hoje, ainda incompreensível para os seres humanos.
- Por não poder morrer em lugar do ser humano, pois Ele é o único ser que é imortal, Deus entregou o que de mais precioso possuía e amava, Seu único Filho, para morrer em lugar do homem. Isso Ele fez para provar o quanto Ele amou o ser humano e o restante de toda sua criação. Ver Êxodo 20:1-17; Rom.6:23; Rom. 5:12; Rom.7:12; I João 3:4; I João 4:8; I Tim.6:16; João 3:16; etc.
- Por fim, a Bíblia afirma que o único meio do homem ter de volta a vida eterna e estar na presença do Deus único e Invisível, é arrependendo-se verdadeiramente dos pecados e aceitando a morte substituta de seu Filho em seu favor. (Chamam esta ação de Graça.) Também é necessária, uma transformação da natureza humana má e defeituosa inerente ao pecado, em uma nova natureza a semelhança da natureza do Filho de Deus, por meio do Espírito Santo de Deus.
- Sem querer acrescentar nada à Bíblia, mas apenas concordar com que ela diz, veja o que está escrito em I Cor. 2:11. Em outras palavras, a Escritura está dizendo que o homem tem um espírito e este espírito que nele está, é o que o conhece, ou seja ninguém é capaz de sondar o intimo de uma pessoa a não ser ela própria. Somente Deus conhece o seu próprio intimo assim como a pessoa conhece o seu intimo ou aquilo que vai a sua mente ou “espírito”, então Paulo acrescenta que somente o Espírito de Deus, ou seja, Ele mesmo, conhece sua mente, seus pensamentos, sua vontade, seus sentimentos, seu Ser.
Quem sabe ou conhece os pensamentos de Deus se não Ele mesmo ou aquele a quem Ele quiser revelar? Logo, Cristo é o único que conhece os pensamentos do seu Pai, pois o Pai ao Filho tudo revela. Ver Mt.11:27; João 3:35; João 5:19-20; João 13:3. Portanto, este Espírito Santo, é o mesmo que é compartilhado com e na pessoa de seu Filho e que atua em nossa mente, transformando-a até que possamos dizer como Paulo mesmo disse: “...já não vivo eu, mas Cristo vive em mim.” Gal.2:20.
Percebe? Já não são mais meus sentimentos que me dominam, mas os mesmos sentimentos que estão em Cristo e que por fim, vem de seu Pai. Já não é mais a minha vontade e os meus desejos que me controlam, mas são os desejos e a vontade de Cristo que estão em mim e que por sua vez também são os desejos e a vontade de Deus o Pai. Veja também os seguintes textos: I Cor. 2:16; Rom.12:2; João 14:17-18; João 14: 20,23 e 28; Atos 4:11-12; I Tim.2:5 ; etc.

O Rei está vindo!


O Rei Jesus está voltando!
Está é a mensagem que devemos proclamar:
Jesus está vindo!
Isso deveria queimar nossos corações de paixão, deveria nos alegrar a tal ponto de não conseguirmos fazer outra coisa, senão proclamar a Sua vinda. Mas, olhando atentamente, o que estamos fazendo? Estamos fazendo a mesma coisa que fazemos todos os dias! A volta do Rei não está movendo o mundo! O que aconteceu com os servos? Onde estão os 'amigos' do Noivo?
A nossa geração precisa de apaixonados. Precisa de avivamento. Mas esse avivamento só irá acontecer quando realmente o buscarmos. Quando realmente estivermos firmados na Verdade! Jesus nos chama para sermos luz, para sermos sal. (Mateus 5:13,14) Nesse mundo de trevas não consigo enxergar as luzes, estão escondidas sob o alqueire?
Deus ordena que nos levantemos e que ergamos nossas vozes para proclamar a salvação aos homens! Não sejamos como Jonas que fugiu da presença de Deus (Jonas 1:3), mas sejamos como Abrãao, que não titubeou, mas fez como Deus lhe tinha ordendo (Gênesis 12:4). E mesmo que nos desviemos dos caminhos da justiça, que possamos nos arrepender e voltar ao Pai. (Jonas 3:3)
Meu clamor é para que todos os filhos de Deus olhem para dentro de si mesmos e vejam se estão preparados para a volta do Rei.
Não queiram dizer naquele dia: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." Jeremias 8:20.
Oremos para que possamos ouvir dos lábios do Rei: "... Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" Mateus 25:34

sexta-feira, 13 de março de 2009

O caminho para o Pai


Não se engane, o Judaísmo, o Cristianismo ou o Islamismo não podem nos conduzir ao Criador!
Nem o Hinduísmo, o Budismo, o Confuncionismo, Mormonismo, Testemunhas de Jehová, Ciência Cristã, Fé Baha'i, Hare Krishna ou a Nova Era. À primeira vista podem parecer sensatas e até significativas, mas só atrapalham nosso caminho até o Pai. Nenhuma delas consegue nos levar à Deus!
" Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." Provérbios 14:12
Quando alguém diz que respeita todas as religiões, é porque não conhece bem sua própria religião e como ela se compara as principais religiões do mundo.
Alguns pregam a reencarnação, o culto aos mortos, aos santos, entre tantos outras coisas absurdas.
1º exemplo:
Dr. José lhe recomenda que você fique 30 dias em repouso, e que você não tome o rémedio Cardio-Triz.
Dr. Carlos lhe diz que você pode tomar o Cardio-Triz, e que é bom que você se movimente, faça exercícios.
O que você diria nessa situação? Eu respeito todos os médicos, claro que os dois médicos tem razão?
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" Jeremias 17:5
Infelizmente muitos procuram Deus no lugar errado: estão "sinceramente errados". Paulo afirmou: "...tem zelo por Deus, mas não com entendimento." Romanos 10:12.
Apesar de serm muito zelosas e sinceras, não conhecem a Deus. O próprio Paulo havia perseguido os cristãos com a melhor das intenções! Logo descobriria que, apesar de sincero, estava profundamente enganado. Sinceridade por si só não é suficiente! Aqueles que aplicam o "príncipio da sinceridade" à religião nuncqa sonhariam em aplicá-lo a qualquer outra área da vida.
2º exemplo: Você pergunta para um professor: qual a resposta certa para o problema nº 35?
Ele responde: Qualquer resposta é válida, desde que você seja sincero...

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;" Oséias 4:6
"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." Oséias 6:6
Muitos dizem: 'Eu não sou tão mau assim', 'também sou filho de Deus', e 'faço o melhor que posso'.
Essas idéias são muito comuns. Mas a Bíblia diz: "...mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como o trapo de imundícia." Isaías 64:6.
Por mais que tentássemos fazer o melhor que pudéssimos, isso não seria o suficiente. Jesus surpreendeu alguns religiosos que estavam rejeitando seus ensinos, quando disse: "... vocês são filhos do seu pai, o Diabo..." João 8:44
Porque ele disse isto? Porque o privilégio de ser filho de Deus, embora oferecido a todos, é exclusivo daqueles que recebem a Cristo e têm suas vidas transformadas por ele: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12
Então qual é a maneira de encontrar Deus?
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim." João 14:6
Ele também disse: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim será salvo." João 10:9
A Verdade é que: " ... E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12
Aqueles que procuram outras maneiras para chegar até o Pai, estão fadadas ao fracasso. O caminho é tão simples que são poucos os que o enxergam. É tão exclusivo que muitos o rejeitam - pois querem encontrar Deus à sua própria maneira. Mas "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai;" 1 João 2:23.

A Água da Vida


Jo 7.37-38, "37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva".


Êx 17.1-7, "1 Partiu toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. 2 Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? por que tentais ao Senhor? 3 Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? 4 Pelo que Moisés, clamando ao Senhor, disse: Que hei de fazer a este povo? daqui a pouco me apedrejará. 5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos anciãos de Israel; toma na mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai-te. 6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel.7 E deu ao lugar o nome de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?"


INTRODUÇÃO:1. Jesus estava em Jerusalém, por ocasião da Festa dos Tabernáculos, cujas festividades se prolongavam por 7 dias. Durante esta festa, o participante, enchia um copo de água no Tanque de Siloé, e saia em procissão ao Templo, cantando os Salmos 113 a 118.


2. Utilizavam a festa para comemorar o fato histórico de Êx 17 e para agradecer as chuvas que regavam as plantações. No último dia, o povo formava um circuito por 7 vezes em volta do altar cantando "Hosana", ao mesmo tempo em que batiam sobre o altar ramos de salgueiro e palmas. Este dia era chamado o "Dia do Grande Hosana", ou "Dia de Agitar os Ramos".


3. Neste contexto histórico, Jesus faz:


"ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE A ÁGUA VIVA"


I . ELE, JESUS AFIRMOU SER A ÁGUA VIVA


V. 37


1. 1 Co 10.1-5, "1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto". Neste texto, Paulo compara Jesus à pedra que produziu água no deserto. Comparar com Êx 17.1-7.


2. A água natural cria dependência. A água espiritual, resolve a situação para sempre, Jo 4.13-14, "13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Jesus estava neste texto conversando com a mulher samaritana".


3. Jesus convida você para beber dele, v. 37, "Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba".


II . TODOS TÊM ACESSO Á ÁGUA VIVA


1. Porém, é necessário ter sede, v. 37, "Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba".


a) Sl 42.2, "A minha alma tem sede do Deus Vivo".


b) Is 55.1, 6, "1 ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". "Sede, necessidade, busca".


2. A fé é o elemento indispensável, v. 38, "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva". Vejam alguns textos que falam desta crença em Deus:


a) Hb 11.6, "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam".


b) Em nossa atitude de fé precisamos estar cientes de que Deus é Espírito, Jo 4.24, "Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". O Espírito não é visível. O "mostra-nos o Pai", de Jo 14.8, indica que Felipe queria ver alguma coisa". "Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta".


c) É preciso ter fé para salvação eterna:


d.1) O simples fato de você crer em Deus, não lhe dá o direito à vida eterna, pois os demônios também crêem, Tg 2.19-20, "18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem".


d.2) O evangelho é o poder de Deus, para todo aquele que crê, Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego".


d.3) É preciso crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, At 8.26sess. "36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus]".


3. Você quer beber desta água? É preciso ter sede, e crer pela fé.


III - A ÁGUA VIVA TEM VALOR PERMANENTE


1. V. 38, "Rios de água viva correrão de seu ventre". Você passa a ser "depositário" desta água conforme Jo 4.14, "mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna".


2. Em outras palavras é "ter Jesus em nosso interior", Ap 3.20, "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".


3. 1 Co 6.17, 19-20, "17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo". Temos aqui a verdade de que nosso corpo é casa de Deus.


4. A expressão "Fonte que salte para a vida eterna", nos transmite a idéia de salvação eterna:


a) Indica o "crer", para ter vida eterna, Jo 6.47, "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna". A palavra "eterna", vem do grego "aion" - aion, que significa "sem princípio", ou "sem fim", o que sempre tem existido e existirá, o que existe para sempre.


b) É vida eterna, livre de condenação, Jo 5.24, "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".


c) Ninguém pode interromper a salvação de Jesus, Jo 10.28, "eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão".


5. Você não quer a Água Viva para ser em você um fonte que salte para vida eterna?


CONCLUSÃO:


1. Jesus é a Água Viva.


2. Para ter Jesus, é necessário sentir sede espiritual. Toda vida é um deserto sem Jesus.


3. Esta "Água", Jesus será uma fonte no seu interior.


4. Em outras palavras, você precisa crer em Jesus.


quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma defesa do Calvinismo




É uma grande coisa já começar a vida Cristã crendo em boa e sólida doutrina. Algumas pessoas têm recebido vinte diferentes "evangelhos" neste mesmo número de anos; e quantos mais irão aceitar antes que sua jornada termine é difícil de dizer. Dou graças a Deus por Ele logo cedo ter me ensinado o evangelho, e tenho estado tão perfeitamente satisfeito com ele, que não quero conhecer nenhum outro. Porque, se eu cresse no que alguns pregam sobre uma salvação temporária, e sem importância, que somente dura por um tempo, eu raramente seria grato por ela, se é que seria; mas quando sei que aqueles que Deus salva, Ele os salva com uma salvação eterna, quando sei que Ele lhes dá uma justiça eterna, quando eu sei que Ele os assenta em uma fundação eterna de amor eterno, e que Ele os trará ao Seu reino eterno, oh, então me admiro, e me surpreendo pelo fato de uma bênção tal como esta tenha, em algum momento, sido dada a mim!Suponho que haja algumas pessoas cujas mentes naturalmente se inclinam em direção à doutrina do livre-arbítrio. Eu posso somente dizer que a minha se inclina naturalmente em direção à doutrina da graça soberana. Algumas vezes, quando vejo algumas das piores personalidades na rua, eu sinto como se meu coração devesse jorrar em lágrimas de gratidão, porque se Deus me tivesse deixado só e não me tivesse tocado por Sua graça, que grande pecador eu teria sido! Eu teria ido aos extremos do pecado, mergulhado nas maiores profundezas do mal, também não teria reprimido qualquer vício ou loucura se Deus não me tivesse restringido. Eu sinto que eu teria sido o próprio rei dos pecadores, se Deus me tivesse deixado só.Eu não consigo entender a razão pela qual sou salvo, exceto sobre a base de que Deus queria que isto fosse assim. Eu não posso, se olhar sinceramente, descobrir qualquer tipo de razão em mim mesmo pela qual eu deva ser um participante da graça Divina. Se não estou neste momento sem Cristo, é somente porque Cristo Jesus tem Sua vontade para comigo, e que esta vontade é que eu deveria estar com Ele onde Ele estiver, e que deveria partilhar da Sua glória. Não posso por a coroa em nenhum outro lugar exceto sobre a cabeça Daquele cuja poderosa graça tem me salvado de seguir abaixo para o abismo. Foi Ele que transformou meu coração, e me colocou de joelhos diante de Si. Posso bem me lembrar da maneira pela qual eu aprendi as doutrinas da graça em um único instante. Nascido, como todos nós somos por natureza, um arminiano, ainda cria nas velhas coisas que tinha ouvido continuamente do púlpito, e não via a graça de Deus. Quando estava vindo a Cristo, pensei estar fazendo aquilo tudo por mim mesmo, e ainda que buscasse o Senhor sinceramente, não tinha idéia de que o Senhor estava me buscando. Não penso que o novo convertido esteja, a princípio, consciente disto. Eu posso relembrar o dia e a hora exatos em que pela primeira vez recebi aquelas verdades em minha própria alma, quando elas foram, como diz John Bunyan, gravadas em meu coração como com um ferro em brasa; e eu posso recompor como me senti quando cresci repentinamente de um bebê para um homem que havia feito progressos no conhecimento das Escrituras, por ter encontrado, de uma vez por todas, a chave para a verdade de Deus.Em uma noite de um dia de semana, quando estava sentado na casa de Deus, não estava pensando muito sobre o sermão do pregador, porque não cria nele. Um pensamento me tocou: "Como você veio a ser um Cristão?" Eu vi o Senhor. "Mas como você veio a buscar o Senhor?" A verdade lampejou por minha mente em um momento, eu não poderia tê-lo buscado a menos que tivesse havido alguma influência prévia em minha mente para me fazer buscá-Lo. Eu orei, pensei eu, mas quando perguntei a mim mesmo, como eu vim a orar? Fui induzido a orar pela leitura das Escrituras. Como eu vim a ler as Escrituras? Eu as havia lido, mas o que me levou a assim proceder? Então em um instante, eu vi que Deus estava na base disto tudo, e que Ele foi o Autor da minha fé, e assim toda a doutrina da graça se tornou acessível a mim, e desta doutrina eu não me afastei até hoje, e desejo fazer desta, a minha confissão perpétua: "Eu atribuo minha conversão inteiramente a Deus".Certa vez compareci a um culto aonde o texto veio a ser: "[Ele] escolherá para nós a nossa herança"1 e o bom homem que ocupou o púlpito era mais do que apenas um pouco arminiano. Por esta razão, quando começou, ele disse: "Esta passagem se refere inteiramente à nossa herança temporal, não tem nada a ver com nosso destino eterno, porque", disse ele, "nós não queremos que Cristo faça por nós a escolha do Céu ou do inferno. Isto é tão claro e direto, que cada homem que tenha um grão de senso comum irá escolher o Céu, e nenhuma pessoa será tão desajuizada que escolha o inferno. Não temos qualquer necessidade de alguma inteligência superior, ou de qualquer grande Ser, para escolher Céu ou inferno por nós. Isto é deixado para o nosso próprio livre-arbítrio, e temos bastante sabedoria dando-nos meios suficientemente corretos para julgar por nós mesmos," e, portanto, como ele muito logicamente inferiu, não há necessidade de Jesus Cristo, ou de qualquer outro, fazer a escolha por nós. Nós podemos escolher a herança por nós mesmos sem qualquer assistência. "Ah!" eu pensei, "mas, meu bom irmão, pode ser mesmo verdade que nós podemos, mas penso que precisamos querer algo mais que o senso comum antes que possamos escolher corretamente".Primeiro, deixe-me perguntar, não devemos todos nós admitir uma soberana Providência, e a designação da mão do SENHOR, como os meios através dos quais nós viemos a este mundo? Aqueles homens que pensam que, depois de tudo, nós somos deixados ao nosso próprio livre-arbítrio para escolher este ou aquele para direcionar os nossos passos, deve admitir que nossa entrada neste mundo não aconteceu por nossa própria vontade, mas que Deus teve, naquela hora, que escolher por nós. Que circunstâncias foram aquelas, sob de nosso controle, que nos direcionaram a eleger certas pessoas como sendo nossos pais? Tivemos nós alguma coisa a ver com isto? Não foi o próprio Deus que determinou nossos pais, nosso local de nascimento, e amigos?John Newton costumava contar uma parábola sobre uma boa mulher que, de modo a provar a doutrina da eleição, dizia: "Ah! meu caro, o Senhor deve ter me amado antes de eu nascer, ou caso contrário Ele não teria visto nada em mim para amar depois". Estou certo que é verdade no meu caso; Eu creio na doutrina da eleição, porque estou bem certo que, se Deus não me tivesse escolhido, eu nunca O teria escolhido; e tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou caso contrário Ele nunca teria me escolhido depois; e Ele deve ter me eleito por razões desconhecidas por mim, porque eu nunca pude encontrar qualquer razão em mim mesmo pela qual Ele devesse me olhar com especial amor.Se seria admirável ver um rio brotar da terra já crescido, tanto mais seria olhar pasmado para uma vasta fonte da qual todos os rios da terra saíssem borbulhando de uma só vez; um milhão deles nascendo em um só nascimento? Que visão haveria de ser! Quem pode concebê-la. E ainda assim o amor de Deus é aquela fonte, formando cada um dos rios de misericórdia, os quais têm sempre satisfeito nosso povo com todos os rios de graça durante o tempo, e de glória depois de subirem. Minh'alma, permaneça naquele manancial sagrado, e adore e exalte para todo o sempre a Deus, nosso Pai, que tem nos amado! Bem no início, quando este grande universo estava na mente de Deus, como florestas não nascidas na semente do carvalho; muito antes que os ecos acordassem os ermos; antes que as montanhas fossem geradas; e muito antes que a luz rompesse pelo céu, Deus amou estas criaturas escolhidas. Antes que houvesse qualquer ser criado, quando o éter ainda não havia sido agitado pelas asas do anjos, quando o próprio espaço ainda não tinha existência, quando não havia nada exceto Deus somente, mesmo então, naquela solidão de Deidade, e naquela penetrante quietude e profundidade, Seu coração se moveu com amor por seus escolhidos. Seus nomes estavam escritos em Seu coração, e então eram eles queridos de Sua alma. Jesus amou Seu povo antes da fundação do mundo, mesmo da eternidade! E quando Ele me chamou por Sua graça, me disse: "Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí"2.Se qualquer um me perguntasse o que eu entendo por um Calvinista, eu responderia: "Ele é alguém que diz: Salvação do Senhor". Eu não consigo encontrar nas Escrituras nenhuma outra doutrina além desta. É a essência da Bíblia. "Só ele é a minha rocha e a minha salvação"3. Me diga qualquer coisa contrária a esta verdade, e será uma heresia; diga-me uma heresia, e eu acharei sua essência aqui: que ela se afastou desta grande, desta fundamental, desta firme verdade, "Deus é minha rocha e minha salvação".Qual é a heresia de Roma, além da adição de algo aos perfeitos méritos de Jesus Cristo, o acréscimo de obras da carne, para auxiliar em nossa justificação? E qual é a heresia do arminianismo além de adicionar algo à obra do Redentor? Cada heresia, se trazida à pedra de toque, irá se descobrir aqui.Eu tenho minha própria opinião particular de que não há tal coisa como pregar Cristo e Ele crucificado, a menos que nós preguemos que nos dias de hoje isto é chamado de Calvinismo. É um apelido chamar a isto de Calvinismo; o Calvinismo é o evangelho, e nada mais. Eu não creio que podemos pregar o evangelho, se não pregarmos a justificação pela fé, sem obras; nem sem pregarmos a soberania de Deus e Sua dispensação de graça; nem sem exaltarmos a eleição, pelo inalterável, eterno, imutável, conquistador amor do SENHOR; nem penso que podemos pregar o evangelho, a menos que o baseemos sobre a especial e particular redenção de Seu povo eleito e escolhido o qual Cristo formou sobre a cruz; nem posso eu compreender um evangelho que deixa santos decaírem após serem chamados, e sujeitar os filhos de Deus a serem queimados no fogo da condenação após terem uma vez crido em Jesus. Tal evangelho eu abomino.Não há alma viva que defenda mais firmemente as doutrinas da graça que eu, e se algum homem me pergunta se porventura me envergonho de ser chamado Calvinista, respondo que eu não quero ser chamado de nada além de Cristão; mas se você me perguntar, eu defendo a visão doutrinária que foi defendida por João Calvino, eu replico, estou no centro de sua defesa, e estou feliz por professá-la.Mas, longe de mim, sequer imaginar que Sião não contém nada além de Cristãos Calvinistas dentro de seus muros, ou que não há ninguém salvo que não defenda nossa visão. Creio que há multidões de homens que não conseguem ver estas verdades, ou, pelo menos, não conseguem vê-las do modo em que nós as colocamos, mas que não obstante, têm recebido a Cristo como seu Salvador, e são tão queridos do coração do Deus de graça como o mais ruidoso Calvinista dentro ou fora do Céu.Frequentemente é dito que estas doutrinas nas quais nós cremos têm uma tendência de nos levar ao pecado. Eu tenho ouvido isto ser declarado muito positivamente: que aquelas grandes doutrinas que amamos, e que encontramos nas Escrituras, são licenciosas. Não sei quem terá a audácia de fazer esta afirmação, quando considerar que os mais santos dentre os homens têm crido nelas. Pergunto ao homem que se atreve a dizer que o Calvinismo é uma religião licenciosa, o que ele pensa do caráter de Agostinho, ou de Calvino, ou de Whitefield, que em sucessivas eras foram grandes expoentes do sistema da graça; ou o que diria dos Puritanos, cujas obras estão cheias delas? Se um homem tivesse sido um Arminiano naqueles dias, teria sido considerado o mais vil herege vivente, mas agora nós somos vistos como hereges, e eles como ortodoxos.Nós temos retornado à velha escola; nós podemos traçar nossa linhagem desde os apóstolos. É aquele veio de livre-graça, correndo através da pregação de Batistas, os quais nos têm salvado como denominação. Não é por isto que nós não podemos permanecer onde estamos hoje. Nós podemos correr uma linha dourada até o próprio Jesus Cristo, através de uma santa sucessão de vigorosos pais, todos os quais defenderam estas gloriosas verdades; e podemos perguntar a seu respeito: "Onde você encontraria homens melhores e mais consagrados no mundo?". Nenhuma doutrina é tão planejada para preservar o homem do pecado quanto a doutrina da graça de Deus. Aqueles que a têm chamado de "doutrina licenciosa" não sabem nada a seu respeito. Coisas pobres da ignorância, eles mal souberam que seu próprio material ruim foi a mais licenciosa doutrina sob o céu. Se eles conhecessem a graça de Deus em verdade, eles logo iriam ver que não houve nada que preservasse mais da queda que o conhecimento de que somos eleitos de Deus desde a fundação do mundo. Não há nada como a crença na perseverança eterna, e na imutabilidade da afeição de meu Pai, que possa me manter mais perto Dele, pela simples razão da gratidão. Nada faz um homem mais virtuoso que a crença na verdade. Uma mentira doutrinária irá logo produzir uma prática mentirosa. Um homem não pode ter uma crença errada sem em algum momento futuro ter uma vida errônea. Eu creio que uma coisa naturalmente leva à outra.De todos os homens, os que têm a mais desinteressada piedade, a mais sublime reverência, a mais ardente devoção, são aqueles que crêem que são salvos pela graça, sem obras, através da fé, e não de si mesmos, a qual é dom de Deus. Os Cristãos devem ter cautela, e ver que isto sempre é assim, a fim de que por quaisquer meios Cristo não seja novamente crucificado, e exposto ao vitupério.

1 Salmo 47:4
2 Jeremias 31:3
3 Salmo 62:6
4 Efésios 2:8-9
5 Hebreus 6:6

Charles H. Spurgeon

Tradução: Walter Andrade Campelo

domingo, 8 de março de 2009

Pastores ou ministros de satanás?


Paulo avisou aos Cristãos que tivessem cuidado com os apóstolos falsos que pregam sobre um Jesus que não é o verdadeiro Jesus da Bíblia.

2 Coríntios 11: 3-4 diz:

“Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!”

A quem realmente estão servindo os seguidores do outro Jesus?

A Bíblia diz em 2 Coríntios 11:13-15

“Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”

Quem é esse outro Jesus, diferente do Jesus que Paulo e os Apóstolos pregavam?
Para responder a pergunta acima, precisamos responder primeiro, o que pregavam sobre Jesus, e descobrir quem era o Jesus que Paulo e os demais Apóstolos e até profetas pregaram?

João o profeta:

"Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus" João 1: 34.

Apostolo Paulo:

"E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus" Atos 9: 20.

Paulo, Timóteo e Silvano:

"Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim". 2 Coríntios 1:19
Apostolo Marcos:
"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" Marcos 1:1.
Felipe:
Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos 8: 34-37
Fica bem claro pela resposta do eunuco, qual foi a pregação ou a explicação que Felipe havia lhe passado.
Apostolo João:
Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Observe as palavras de João. Com clareza ele diz: O que foi registrado é para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.
Qual era o centro da mensagem dos profetas, dos apóstolos e especialmente de Paulo?
"E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus" Atos 9: 20.
Eis a essência do evangelho anunciado pelos apóstolos e em especial por Paulo.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3: 16
Não há sombra de dúvidas, o evangelho anunciado, pregado e vivido por Paulo e os demais apóstolos, não era outro senão, o Jesus Filho de Deus.
Portanto queridos irmãos, se alguém anda pregando um Jesus diferente deste anunciado por Paulo, (Jesus como Filho de Deus) saiba que este, não é o verdadeiro Jesus, e nem tão pouco aquele que o anuncia é um verdadeiro apostolo ou discípulo do verdadeiro Jesus.
Veja amigos que alguns tentaram colocar Jesus numa condição igual a deles próprios ou seja tentaram fazer de Jesus um pecador como eles próprios eram.
João 9: 24. "Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador."
Porém Jesus nunca foi um pecador, embora tenha assumido a culpa do pecado por nós. Hebreus 4: 15.
Por outro lado, há os que pregam um Jesus Deus, em condição de total igualdade com o Deus e Pai dele mesmo, desconsiderando até mesmo as palavras do próprio Jesus que afirmou com toda a clareza:
"Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou." João 13: 16.
"Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu." João 14: 28.
Se Jesus não tem um principio assim como o Pai não tem principio como alguns estão insinuando sutilmente ou até mesmo de forma clara, então este Jesus não é o filho de Deus anunciado e pregado por Paulo e os demais apóstolos como acabamos de ver pelos textos acima. Este é outro Jesus. E aqueles que o estão anunciando, são ministros de satanás.
Saiba você meu querido irmão ou irmã, que há muitas pessoas e até lideres e pastores nos atuais dias, que estão na mesma situação ou condição daqueles que viveram na época de Jesus.
Crêem de fato que Jesus é um Filho real e não apenas figuradamente. Crêem que Jesus é verdadeiramente o unigênito de Deus, mas por medo de serem excluídos de suas igrejas, não o confessam como tal.
"Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga." João 9:22
Confessar que Jesus é o Cristo; é nada mais e nada menos do que reconhecê-lo e aceita-lo verdadeiramente como o Filho de Deus.
"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Mat. 16:16.
"Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus". Mat. 26:63
"Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo." João 11: 27.
"Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;" João 12: 42.
É você um membro ou líder em sua igreja, ou até mesmo um pastor que também tem medo como os pais do jovem cego que depois de ser curado foi expulso da igreja por confessar Jesus? Tem você medo como alguns dos lideres da igreja da época de Jesus? Medo de ser expulso da igreja por confessar que acredita em Jesus como sendo o legitimo Filho de Deus? Ou seu medo, é de perder seu cargo e sua posição na igreja? Quem sabe o medo é de perder as amizades? Ou os benefícios do oficio pastoral? Talvez o medo da própria família? De ser escarnecido? Da zombaria e humilhação?
Se você tem medo irmão ou irmã, quero lembrar-lhes algumas palavras muito importantes:
"Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus." 1 João 4:15.

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim." Mateus 10: 32-38.

Lembre-se:

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." Apocalipse 21:8

Quem é o teu pastor? O Teu pastor é exclusivamente Cristo? Ou você tem ouvido a voz dos ministros de satanás?

quinta-feira, 5 de março de 2009

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava à noite inteira protegendo seu filho do perigo. Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo. Evite tirar a sua venda antes do amanhecer...

Moral da história: Apenas porque você não vemos Deus, não significa que Ele não esteja conosco. Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Estamos em reforma ou precisamos de uma?

Se Lutero pudesse ver e ouvir o que se tornou a reforma, certamente ficaria louco! O que dizer então de Calvino, dos Valdenses, dos irmãos Wesley, John Wycliffe, Jan Hus, C. H. Spurgeon, entre tantos outros reformadores?
É difícil imaginar como tudo isso começou, de como nos acomodamos com esse mundo. Um outro avivamento não acontecerá sem que nos voltemos para Deus. Diariamente vemos os absurdos que aconteçem ao nosso redor. Os que se dizem pastores se tornaram palhaços, comandando circos, que se chamam igrejas, fazendo da Palavra, um show de exibicionismo para atrair os inúmeros arrependidos de um dia! Enquanto nós somos a platéia, que assistimos a tudo isso de camarote, sem perceber a bizarrice disso tudo! Como podemos dormir, sabendo que muitas pessoas estão se convertendo a um falso evangelho? Como podemos viver, sabendo que pessoas estão indo aos milhares, para a perdição eterna? O que aconteceu com os filhos de Deus? Onde estão eles? Onde estão os escolhidos, que obedeçem a Deus e não a homens? Cadê a pregação pura e simples do evangelho?
Vamos parar de sermos coniventes com eles! São cegos, guiando cegos! Estão comendo comida sem gosto! Jesus disse que somos a luz e o sal do mundo. Será que Ele se enganou? Ou será que nós é que estamos nos enganando?
Nós, pedras frias, crentes que apenas aqueçem os bancos das igrejas, temos que temer aquEle que está assentado sobre o trono, temos que temer Sua ira e a do Cordeiro.
Vamos orar por avivamento, é disso que estamos precisando, de crentes tementes a Deus, que não zombam de Sua Palavra, quer vivam, quer morram, fazem isso por e para Deus! Vamos chamar os povos ao arrenpendimento, a santificação! Vamos voltar a primeira reforma, vamos ser fogo, prá incendiar as nações com o poder de Deus. O que estamos esperando?

segunda-feira, 2 de março de 2009

João Alexandre - Coração de pedra!

Ali é o lugar ideal pra quem quiser se esconder e ser mais um na multidão.
Ali é onde os homens se abraçam mas na hora de pagar oPreço, lavam as mãos.
Ali é onde todos se encontram mas acabam se perdendo, por achar que são invencíveis.
Ali não há lugar pra tristeza, pra angústia, pra dor ou pra gemidos inexprimíveis.
Deus não habita mais em templos feitos por mãos dehomens, Deus não será jamais acorrentado às paredes de umaReligião, Deus não será jamais enclausurado na escuridão de quem ainda tem um coração de pedra.
Ali ninguém conhece a essência, tão somente a aparência de viver em comunhão.
Ali é onde os loucos se entendem, onde os sábios se prendem ao valor da tradição.Um falso paraíso presente, um fanatismo distante, umCristianismo sem direção.
Ali é onde todos proíbem, onde todos permitem, onde são assim, nem "sim" nem "não"
Vença, mesmo que haja desavença, todo aquele que repensa na crença da onipresença de Deus. Sejamos coerentes, transparentes, reluzentes, conscientes, todos crentes que somos os filhos seus. Na rua, no trabalho, na escola, na loja, na padaria,no posto, na rodovia, na congregação.
Que haja em nós o mesmo sentimento: que Deus habite em nosso coração!

Cristianismo sem Cristo = Anticristianismo


Trago à tona este assunto, em função da seriedade e pertinência do mesmo, pois vejo como lamentável a indiferença que tem caracterizado o povo de Deus nos dias atuais ante os grandes desafios morais e espirituais que nos cercam, principalmente se considerarmos o caminho de dor e sofrimento pelo qual Jesus percorreu. Em parte, esta situação vem se firmando por culpa dos pregadores atuais que levam os membros das igrejas a praticarem um tipo de cristianismo sem sofrimento, sem doença, sem dificuldade financeira, sem rejeição, sem descontentamento, enfim, sem cruz. As pessoas estão aceitando a Cristo como salvador imaginando que a decisão tomada se equivale ao ato de tomar uma vacina que imuniza e livra o cristão de todos os males e problemas desta vida, colocando-o de fora dos dilemas humanos, o que não é verdade. Que Deus é todo poderoso ninguém duvida, que quer abençoar os seus filhos é crença corrente, mas não podemos alimentar o ensino equivocado da prosperidade e da bênção incondicional sem fundamentação bíblica, como alguns vêm propagando, que Deus vai dar tudo a todos como se estivesse a serviço do cristão.
Pensar e agir como se as coisas fossem tão fáceis e simples assim é aceitar e propagar uma espécie de anticristianismo. Afinal, as dores que sofremos também devem ser consideradas como bênçãos de Deus, porque sem elas não teríamos como diagnosticar as doenças e valorizar a saúde. O homem moderno está mesmo é em busca de facilidades, comodidades e prazer a todo custo.
É por isto que a ciência e a tecnologia vêm fazendo esforços para responder a contento os anseios de satisfação e o grau de exigência das pessoas. Como conseqüência dessa busca insaciável, o ser humano tem se tornado doente. Nunca os consultórios de analistas e psiquiatras foram tão freqüentados como nos dias de hoje e as pessoas jamais consumiram tanto medicamento para resolver os problemas de insônia e depressão, causados pela infelicidade, angústia e tristeza de corações vazios. Esta situação visível em grande parte tem sido gerada por uma expectativa falsa, pois o ser humano não foi criado para o prazer, mas sim para desafios e realizações. Lamentavelmente, muitas seitas e inúmeras igrejas evangélicas têm caído na tentação de apresentar um cardápio de facilidades e promessas sem apoio bíblico, como se o cristianismo fosse um balcão de negócios onde se vende sonhos e ilusões, para manter acesa a falsa esperança de muitos pobres e miseráveis que são levados a acreditar que o verdadeiro cristão não passa por tribulações. Que tragédia! Pois ninguém tem o direito de alimentar falsas esperanças, muito menos aqueles que atuam como mensageiros do Deus Altíssimo.
Tal situação é agravada pela adesão de muitos irmãos de igrejas históricas, que são consideradas sérias no compromisso com o evangelho, influenciados por estas idéias, em virtude do bombardeio que recebem através dos programas televisivos, rádio e, principalmente, pela música gospel, que enfatiza o ter em lugar do ser.Com a predominância deste sentimento nada saudável que vem sendo disseminado e facilmente assimilado, os novos crentes estão se tornando cada vez mais indiferentes aos grandes desafios da fé cristã. Freqüentam os cultos quando podem, contribuem quando sobra, oram quando têm problemas, lêem a Bíblia quando vão à igreja e, com algumas poucas e boas exceções, difamam, fazem intriga, se opõem aos pastores e cometem os mesmos erros de pessoas que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo. Este é um estilo de cristianismo sem cruz e, por conseguinte, sem Cristo. Foi por esta razão que Jesus condenou com veemência o comportamento dos religiosos de sua época, porque não tinham compromisso autêntico com a essência da fé apostólica.
Para Jesus, cristianismo não é filosofia adotada, mas estilo de vida comprometido com os valores eternos, que se traduzem em justiça social, amor ao próximo, respeito mútuo e submissão à vontade de Deus. Mas é só pela cruz que somos capazes de trilhar o caminho do sacrifício, da submissão, do amor, da compaixão que nos reconcilia com Deus e nos aproxima uns dos outros.
Se quisermos alcançar o alvo estabelecido no coração de Jesus de transformar os conceitos injustos arraigados nos corações dos homens em todo o mundo, necessitamos seguir os seus ensinamentos: "assim como o Pai me enviou eu vos envio a vós" (Jo 20.21b). Jesus é o nosso modelo e exemplo.
Espelhemo-nos nele para que sejamos discípulos de verdade, que vivem à sobra da cruz.