quinta-feira, 22 de abril de 2010

AS FLORES DO SOLO CALVINISTA

Rev. Antonio Costa

O calvinismo é caracterizado por -cinco doutrinas- que lhe são peculiares, e não fazem parte, portanto, dos demais sistemas teológicos:

1. Depravação total. O ser humano perdeu a liberdade de por si mesmo escolher a Deus e a Sua verdade. Ele é livre para fazer o que quer fazer, mas jamais o seu querer o conduz a amar e servir a Deus.

2. Eleição incondicional. Deus elege o ser humano para a salvação por meio do seu decreto soberano, e não em razão da sua presciência. Ele predestina, não por saber de antemão que alguém, por puro acaso, nasceu propenso à salvação -mas, por causa do seu livre amor e soberania.

3. Expiação limitada. Cristo morreu pela igreja e não por todos os homens. Sua morte assegurou a salvação para os seus eleitos.

4. Graça irresistível. Quando o Espírito Santo age no coração de um homem, com base no decreto da predestinação para a salvação, seu coração é livre e irresistivelmente transformado pela graça de Deus para a salvação. Quando Deus decide salvar, salva.

5. Perseverança dos santos. Nenhum eleito e regenerado pela graça, cai do estado de salvação. Resumidamente: uma vez salvo, salvo para sempre.

O calvinismo é muito mais do que isso. Contudo, do ponto de vista doutrinário, essas são as doutrinas que separam a fé reformada (calvinismo) dos demais sistemas doutrinários. Esses cinco pontos são essenciais? Não. Dá para ser cristão sem eles. Estou certo, no entanto, de que nenhum sistema teológico -é capaz de produzir na mesma extensão-, os frutos que o calvinismo produz. Quais frutos?

Primeiro, humildade. A salvação é obra da graça do início ao fim. Não há espaço para mérito humano.

Segundo, segurança. O crente olha para o seu passado, e contempla um amor eterno o predestinando; olha para o presente, e vê o poder do Espírito Santo o sustentando com base num decreto eterno; e, olha para o futuro, e vê como certa sua entrada no reino de Deus, porque uma promessa lhe foi feita -com base numa afeição eterna-: "aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la até ao dia de Cristo".

Terceiro, gratidão. Qual sistema teológico pode produzir mais louvor do que o calvinismo? Ele ensina que a salvação do crente resulta de um amor antigo, que levou Deus a usar de misericórdia para redimir -aquele que não podia fazer nada para se salvar-, pois o homem sem Cristo não está meio morto, está morto.

Há flores que só nascem em solo calvinista.

Antonio C. Costa

formspring.me/antoniocosta

Nenhum comentário: