quarta-feira, 29 de junho de 2011

Discípulo ou Consumidor da "Igreja"; O Que Você é?

As instituições religiosas se tornaram prestadoras de serviços para o consumo de pessoas. Os principais serviços prestados e consumidos são: sermões, músicas, estudos, programações, etc.

A seguir, objetivando a reflexão, numero os principais problemas das grandes instituições religiosas:

1. Incentiva a falsa superioridade religiosa: “sou melhor do que você porque minha igreja é a certa e a sua não”!

2. Divulga o exclusivismo salvacionista: “se você não for de tal igreja, você não será salvo”.

3. Pratica a “venda” da salvação: prega que quem não dá dízimo não será salvo.

4. Busca conquistar clientes e chama-os de membros, que serão incentivados a dar dinheiro às organizações (através de dízimos, 2º dízimo, ofertas, pactos, ofertas especiais, plano para reforma e construção da igreja, dinheiro para missões, etc), como se estivessem dando para Deus.

5. Contribui para que a maioria dos esforços das pessoas seja para a realização de programações nas igrejas, e não para pregarem a Cristo. A maioria serve à instituição, pensando que está servindo a Deus.

6. Faz com que seus membros cultuem a instituição ou organização religiosa, como se fosse o próprio Deus, a ponto dos membros terem medo de fazerem algo contrário ao pensamento da liderança da instituição.

7. Busca criar nos membro, uma completa dependência da igreja (templo): “se não for ao culto, Deus não irá abençoá-lo tanto assim”. Ou, se não for ao culto, você estará pecando.

8. Prega que a construção onde ocorrem os cultos (templo), é o melhor lugar para adoração a Deus (adoração é algo que precisa ser feito a cada instante).

9. Aliena as pessoas porque não as ajuda em muitos problemas reais da vida, tais como: desemprego, doença, falta de dinheiro, etc., utilizando a famosa frase: “vamos orar, irmão”!

10. Dissemina uma segurança irreal para seus membros, insistindo que dentro da igreja (barca da salvação), as pessoas estarão salvas.

11. Ameaça os membros que dizem o que pensam e expulsa aqueles que insistem em apontar os defeitos, as falhas e os erros da instituição.

12. Há um favorecimento explícito de familiares de pessoas pertencentes à instituição: é certo emprego nas organizações religiosas para esposas, filhos, parentes, amigos, etc.

13. Boa parte da liderança das instituições religiosas, mora em casas e apartamentos de luxo, tem carros novos e às vezes caros porque é preciso que os membros vejam as bênçãos de Deus. Tudo isso é sustentado por muitas pessoas de baixa renda.

14. O discurso de pregar o evangelho a todo mundo é utilizado para angariar fundos, mas a maioria do dinheiro recebido pelas organizações eclesiásticas é utilizado para manutenção da máquina administrativa e não para pregar o evangelho.

15. Atualmente, boa parte dos sermões fala sobre o evangelho da prosperidade, que é uma tentativa de adaptação dos princípios capitalistas ao cristianismo.

Se você sentiu que vivencia algumas questões citadas acima, avalie a necessidade de uma mudança em sua vida, ore e pergunte ao Eterno o que Ele quer que você faça!

Só lembrando: Jesus mandou-nos fazer discípulos e não criarmos instituições religiosas. E igreja são pessoas e não paredes. Você sabe como cumprir a ordem de Cristo e fazer discípulos?

Continuem com Jesus!

Fonte: http://www.adventistas-bereanos.com.br/2011/discipuloouconsumidordaigreja.htm

4 comentários:

António Je. Batalha disse...

Passei e encontrei seu blog, li algumas coisas, seu blog é muito bom, quero deixar um incentivo: Continue a deixar-se guiar pela grande vontade de Deus, continue a ouvir a voz do Espírito Santo, e a escrever o que você sabe que é a vontade de Deus, tanto para ganhar outros para Jesus, quer incentivar nossos amigos a ficarem mais perto do nosso Deus. Deixo também um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado,e muita paz de Jesus.

António Je. Batalha disse...

Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos.
Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

António Je. Batalha disse...

Meus amigos irmãos, passei pela net visitando vários blogs, e passei pelo seu lindo e excelente blog, não li muito mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite: Mas faça-o só se desejar, se não estiver interessado pode deletar meu comentário que não fico chateado. Se deseja fazer parte do blog. O Peregrino e servo. Decerto que irei seguir também seu blog, não sou das pessoas que dizem que vão seguir e depois não seguem. Também peço desculpa se por acaso deixar mais do que um comentário. Obrigado pela atenção.
Antonio Batalha.

VOLTEMOS ÀS RAÍZES disse...

Parabéns pelo blog, irmã Marla. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!