sábado, 29 de agosto de 2009

Matéria da Revista Veja‏

Recetemente eu estava lendo a revista Veja (edição 1997 - 28 de fevereiro de 2007), e me deparei com uma matéria e tanto sobre os santos católicos. Me surpreendeu o fato de muitos "cristãos" que se dizem crer em um só Deus, acreditarem nas "doutrinas" da Igreja Católica. Nada contra os chamados "fiéis", mas sim contra os seus ensinamentos.

Vou transpor aqui o que me chamou mais a atenção, abaixo o link:

"Esse catolicismo dos Doutores foi fundamental para consolidar o aparelho da Igreja - sem o qual não haveria o resto - mas ele só conta parte da história.
As quatro "divindades" de primeira grandeza, não por acaso, se dedicaram, de alguma forma a sustentar a existência da Santíssima Trindade, manifestações distintas - Pai, Filho e Espírito Santo - de um só Deus e feitas da mesma substância.
Observe: essa questão não está posta nos Evangelhos.
Jesus Cristo não se atreveu a explicá-la. Ela foi adquirindo importância capital na Igreja à medida que esta se expandia e se confundia com o próprio poder secular, terreno - paralelamente ao qual, se bem se lembra, havia nascido: O Messias não queria saber de César; o reino de Seu Pai não era deste mundo.
Mas o da Igreja Católica era. E a sua teologia pode ser acusada de tudo, menos de ser simples ou simplista.
Tanto quanto um grego ou romano comuns conheciam pouco da cosmogonia pagâ, um cristão do povo pouco entendia desse Deus a um só tempo tripartido e uno, matéria de acalorados debates teológicos. Ele não bastava para responder a todas as angústias humanas."

Como assim Cristo não se atreveu a explicar? Será que Ele não sabia como explicar que Deus é três em um? Será que é porque é um invenção de pessoas com corações endurecidos para a simples e impactante mensagem bíblica? A de que um Deus de amor enviou o Seu Filho para salvar a humanidade caída?.

Não sei, mas eu ainda tenho o atrevimento de confiar em meu Deus e Pai, e em Seu Filho amado, Jesus Cristo.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?cod=JQNOKNNMM

2 comentários:

Antonio Carlos disse...

Graça e Paz irmã Marla!
A Palavra nos ensina em I Co 2.14 que: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.", sendo assim não é de admirar que esse pensamento povoe a mente de escritores como Reinaldo Azevedo que se diz católico praticante e é adepto da teologia da Libertação propagada por Leonardo Boff.
Muito oportuna sua observação. Se desejar tenho um quadro com os desvios doutrinários do catolicismo romano em meu blog. Se quiser utilizá-lo é só copiá-lo: http://procurandoosperdidos.blogspot.com/search/label/Catolicismo%20Romano
Que o Senhor te abençoe e guarde hoje e sempre.
Sempre juntos em Jesus.
Antonio Carlos

Blog do Sheivison disse...

Parabens pelo blog, que Deus continue te abençoando, te capacitando em nome de Jesus, visite meu blog passa lá e comenta, te vejo por lá.