terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A Verdade sobre o Espírito Santo


A dificuldade que alguns têm para entender sobre o Espírito Santo, é o fato dos autores bíblicos usarem uma linguagem figurativa quando se referen ao Espírito.

Vou usar um exemplo para melhor explicar:

O que é falar ao coração? Seria o coração uma pessoa? Obviamente não. O coração é um órgão do corpo humano, uma parte da pessoa. Ninguém pode viver sem coração, da mesma forma que ninguém pode viver sem Espírito.( Jesus disse: O Espírito é o que vivifica, a carne de nada aproveita. João 6:63). No entanto, coração e espírito são partes inseparáveis de uma pessoa. Falar ao coração ou falar ao Espírito é a mesma coisa que falar a próprio pessoa.

Ananias tentou enganar o Espírito, mas Deus é Espírito, diz a bíblia (João 4:24), logo, Ananias mentiu ao próprio Deus. Neste caso a bíblia não está falando a respeito de uma outra pessoa distinta do próprio Deus. Mas refere-se a Deus em Sua essência, visto que Deus é Espírito.

Deus o Pai tem um Espírito e o Espírito de Deus, é Santo. A bíblia diz que Deus concedeu ao Filho a plenitude do Seu Espírito ( Jesus falou que tudo que o Pai tem é dele, e o que é dele é do Pai, ou seja, o espírito é do Pai, que concedeu ao seu filho, que por sua vez, concede aos seus servos. João 16:15), logo, o Filho compartilha do mesmo Espírito que pertence ao Pai e que é Santo. Assim, o Pai e o Filho, ambos possuem o mesmo Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo, é o próprio Pai ou o Filho atuando de forma espiritual em todas as coisas.

Porém a natureza desse Espírito é um mistério, pois todas as coisas em todo o universo dependem da sua atuação para vida ou para morte.

Os maiores filósofos e cientistas, todos os grandes teólogos e mesmo os mais leigos dos homens em cada época, em todas as épocas, do príncipio do mundo até nossos dias, buscam encontrar uma resposta para esse mistério, certamente o maior e mais profundo de todos os mistérios do universo.

Em sua carta aos cristãos Corintianos, Paulo compara o Espírito de Deus com o espírito do homem. (1 Coríntios 2:11) Assim, da mesma forma que o espírito do homem não é outra pessoa habitando o corpo humano, da mesma forma o Espírito de Deus não é outra pessoa distinta de Deus.

Assim quando a bíblia fala do Espírito de Jesus, está se referindo ao próprio Jesus e não a uma pessoa distinta de Jesus, e quando a bíblia fala do Espírito de Deus que é santo, está falando do próprio Deus e não de uma terceira pessoa.

E quando a bíblia fala do Espírito Santo, pode estar se referindo tanto ao Pai quanto ao Filho, o contexto é que vai definir.

Leia com bastante atenção o texto do nascimento de Jesus que vocês perceberão claramente de quem é o Espírito ali mencionado.

A palavra Espírito tem muitos significados na bíblia. Anjos são Espíritos, Deus é Espírito, Palavras são Espíritos, Vento, Sopro, ar, fôlego, vida, ânimo, etc... Todas estas coisas são traduzidas na bíblia pela palavra Espírito.

Portanto, a palavra Espírito serve para identificar a natureza de uma pessoa, mas, uma pessoa nunca, jamais, poderá identificar a natureza do Espírito, porque o Espírito não é um ser pessoal, na verdade o Espírito é a maneira ou a forma de identificação do ser pessoal.

Nenhum comentário: